Subscribe to Our Newsletter

Success! Now Check Your Email

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Thanks

Lula sanciona lei que cria o Dia da Luta da População em Situação de Rua no Brasil

Lei nº 15.187/2025, sancionada por Lula, institui o Dia da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto. Data reconhece direitos e busca ampliar políticas públicas.

João Castelo Branco profile image
by João Castelo Branco
Lula sanciona lei que cria o Dia da Luta da População em Situação de Rua no Brasil
Photo by John Moeses Bauan / Unsplash

Agora é oficial: o Brasil passa a contar com uma data dedicada à conscientização e à defesa dos direitos das pessoas em situação de rua. Foi sancionada nesta terça-feira (5/8), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei nº 15.187/2025, que cria o Dia da Luta da População em Situação de Rua.

Conforme o texto publicado no Diário Oficial da União, a nova lei determina que a data será celebrada, anualmente, em 19 de agosto. O objetivo é ampliar a visibilidade das demandas dessa população e fomentar políticas públicas de inclusão, assistência e proteção social.

População em situação de rua no Brasil

Segundo estimativas do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e de organizações da sociedade civil, o número de pessoas em situação de rua ultrapassou a marca de 280 mil em 2023. O crescimento tem sido impulsionado por fatores como desemprego, crise econômica, despejos, desproteção social e falta de políticas habitacionais.

A criação de uma data oficial representa um marco simbólico para a causa, e deve servir como incentivo para que governos municipais, estaduais e federal promovam debates, campanhas de conscientização e ações integradas de combate à exclusão social.

Lei reconhece luta por direitos e dignidade

A nova lei foi assinada por Lula e também pelos ministros José Wellington Barroso de Araújo Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, e Macaé Maria Evaristo dos Santos, dos Direitos Humanos e da Cidadania. A medida entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Movimentos sociais e organizações que atuam com a pauta da população em situação de rua comemoraram a sanção, reforçando que o reconhecimento institucional da data é um passo importante na luta por dignidade, moradia, acesso à saúde e segurança.

Quando é o Dia da Luta da População em Situação de Rua?

A partir de 2025, o Dia da Luta da População em Situação de Rua será celebrado em todo o território nacional no dia 19 de agosto. A data passa a integrar oficialmente o calendário cívico brasileiro.

Para acompanhar outras leis e políticas públicas aprovadas no Brasil, acesse o Boletim.
João Castelo Branco profile image
by João Castelo Branco

Subscribe to New Posts

Lorem ultrices malesuada sapien amet pulvinar quis. Feugiat etiam ullamcorper pharetra vitae nibh enim vel.

Success! Now Check Your Email

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Thanks

Read More