Assine nossa newsletter

Sucesso! Agora verifique seu e-mail

Para concluir a assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de entrada. Se não chegar em até 3 minutos, verifique sua pasta de spam.

Ok, obrigado
Governo bane menores de 18 de novo jogo Cyberpunk por violência extrema e sexo

Governo bane menores de 18 de novo jogo Cyberpunk por violência extrema e sexo

Portarias do MJ trazem classificação indicativa de obras como “Cyberpunk Red”, “Stan” e “O Rei da TV”, com restrições por violência, drogas e nudez.

João Castelo Branco profile image
by João Castelo Branco

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial da União, uma nova leva de portarias de classificação indicativa para filmes, séries, trailers e jogos eletrônicos. Os critérios aplicados consideram a presença de violência, drogas, conteúdo sexual, nudez e linguagem imprópria.

Dentre os destaques:

  • Cyberpunk Red: pacote de dados (EUA – 2025) – Não recomendado para menores de 18 anos. Contém conteúdo sexual, drogas e violência extrema.
  • Shadow of the Weird Wizard (EUA – 2025) – Não recomendado para menores de 16 anos. Classificação confirmada com base na violência extrema.
  • Stan (EUA – 2025), dirigido por Eminem – Não recomendado para menores de 14 anos. Aponta presença de conteúdo sexual, drogas e linguagem imprópria.
  • Deuses da Peste (Brasil – 2024) – Não recomendado para menores de 14 anos. Indicado para exibição após as 21h em TV aberta.
  • O Garoto de Vidro (Itália – 2020) – Classificação: 10 anos. Cita linguagem imprópria e temas sensíveis.
  • O Rei da TV – Temporada 2 (Brasil – 2023) – Não recomendado para menores de 14 anos. Motivos incluem drogas lícitas e linguagem imprópria.
  • Os Caras Malvados 2 (EUA – 2025) – Classificação livre, apesar da presença de violência fantasiosa.
  • Taylor Swift vs. Scooter Braun (Grã-Bretanha – 2024) – Não recomendado para menores de 14 anos, com nudez e linguagem imprópria.

As classificações são feitas com base na Portaria MJ nº 502/2021 e observam os artigos 21 e 220 da Constituição, além do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990).

As recomendações também indicam horários apropriados para exibição em TV aberta, variando entre 20h e 22h, conforme o conteúdo.

As decisões foram assinadas por Eduardo de Araújo Nepomuceno, coordenador-geral de Política de Classificação Indicativa, e envolvem os processos listados sob os números 08017.001320/2025-76 a 08017.002760/2024-60.

Assine a newsletter do boletim.

João Castelo Branco profile image
por João Castelo Branco

Assine a Newsletter do Boletim

Receba no seu e-mail as principais notícias e análises do Boletim. Informação clara, confiável e sem enrolação.

Sucesso! Agora verifique seu e-mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, obrigado

Leia mais