Amores à Parte, O Último Azul e mais: veja os filmes que ganharam restrição de idade
Filmes como “Amores à Parte” e “O Último Azul” foram classificados como não recomendados para menores de 14 anos, segundo portaria publicada no DOU.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Coordenação-Geral de Políticas de Classificação Indicativa, publicou nesta quinta-feira (8) uma série de portarias atualizando a classificação indicativa de filmes, trailers e séries que serão exibidos no Brasil em 2025.
Dentre os destaques, estão longas como:
- Amores à Parte (Splitsville) – Classificado como não recomendado para menores de 14 anos por conter conteúdo sexual, linguagem imprópria e nudez;
- O Último Azul – Produção brasileira de Gabriel Mascaro, também com classificação para maiores de 14 anos, devido a drogas, violência e temas sensíveis;
- Uma História de Superação – Longa italiano que aborda temas delicados, com restrição para menores de 14 anos;
- Yungblud: Are You Ready, Boy? – Documentário britânico classificado para maiores de 14 anos.
Além disso, diversas produções nacionais de IPTV, trailers de lançamentos internacionais e obras seriadas como Blogueiros.com também receberam classificação, variando entre livre e 14 anos, conforme o conteúdo apresentado.
As classificações foram atribuídas com base em critérios previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Portaria MJ nº 502/2021. A recomendação de faixa horária para exibição em TV aberta também foi indicada para cada obra, com destaque para produções destinadas à faixa noturna (após as 21h).
A lista completa está disponível na Seção 1 do Diário Oficial da União – Edição nº 149, páginas 29 e seguintes, publicada em 8 de agosto de 2025.
Assine a newsletter do boletim.